terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Adorar em Espírito e em Verdade!

1- ADORAR: Muitas pessoas pensam que adorar é orar e cantar louvores. Na verdade isso é apenas cultuar; adorar é muito mais profundo do que isso. Veja que enquanto amar significa se relacionar com plena igualdade, seja na dor, na alegria etc; adorar significa se submeter e servir, seja na dor, na alegria etc. (quem ama, divide, compartilha; quem adora, se prostra, se submete aos ensinamentos e ordenanças com total confiança).

2- ESPÍRITO: A palavra espírito está relacionada à alma, à parte do ser humano que não tem aparência física, mas controla todo o corpo semelhantemente ao "software" nos computadores e robôs. Referir-se ao espírito é referir-se a parte não-aparente, porém, a mais importante.

3- VERDADEIRO: A palavra verdadeiro significa sem falsidade, sem hipocrisia; de coração puro.

Então, a afirmação: "Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito..."; em palavras mais simples poderíamos traduzir assim: os verdadeiros servos servirão ao Pai com o interior da alma, isto é, por vontade própria e sem produzir aparências inúteis tais como discursos demagogos, orações repetitivas, histerias em praça pública, etc.
Já a segunda afirmação: "Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai... em verdade"; poderíamos traduzir assim: os verdadeiros servos servirão ao Pai... sem falsidade, sem hipocrisia e de coração puro, isto é, por entendimento e convicção e não por obrigatoriedade desta ou daquela tradição.

Portanto, não é pelo que aparentamos nem pela obediência cega que faremos a vontade do Pai. O verdadeiro adorador segue a orientação de Deus buscando uma conduta pura e irrepreensível independentemente dos costumes desta ou daquela Denominação. O extremismo, tanto no que diz respeito ao tradicionalismo religioso, quanto no que diz respeito a alucinações espiritualistas, não representa a vontade de Deus.

Sendo assim, se não é pela parte aparente que Deus nos avalia, então de que maneira poderemos identificar as pessoas que fazem realmente a vontade do Pai?
Na verdade, analisando apenas as aparências fica muito difícil de identificá-las; o verdadeiro cristão não se preocupa em produzir aparências. Observe a orientação de Jesus Cristo descrita em Mt. 5.3-7: "... quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita;...

E, quando orardes, não sejais como os hipócritas;... Mas tu, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como...". Portanto, não temos a capacidade e a legitimidade de julgar e condenar esta ou aquela pessoa por não possuir a "aparência cristã" que nós esperávamos. Precisamos meditar sobre isso antes de intentarmos julgar quem vai para o céu e quem vai para o inferno, seja ao nosso redor, seja na nossa cidade, na nossa nação ou nas nações estrangeiras. Não podemos esquecer que é pelo fruto que se conhece uma árvore, e não pela sua aparência.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

BIBLIA X CELULAR

Já imaginou o que aconteceria se tratássemos a nossa Bíblia do jeito que tratamos o nosso celular?


E se sempre carregássemos a nossa Bíblia no bolso ou na bolsa?


E se déssemos uma olhada nela várias vezes ao dia?


E se voltássemos para apanhá-la quando a esquecemos em casa, ou no escritório...?


E se a usássemos para enviar mensagens aos nossos amigos?
E se a tratássemos como se não pudéssemos viver sem ela?
E se a déssemos de presente as crianças?
E se a usássemos quando viajamos?
E se lançássemos mão dela em caso de emergência?


Ao contrário do celular, a Bíblia não fica sem sinal, ela pega em qualquer lugar. Não é preciso se preocupar com a falta de crédito, porque Jesus já pagou a conta e os créditos não têm fim. E o melhor de tudo, não cai à ligação e a carga da bateria é para toda a vida.


“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (IS 55.6)


Nela encontramos alguns telefones de emergência.
Quando você estiver triste ligue, João 14.
Quando pessoas falam mal de você, ligue Salmos 27.
Quando você estiver nervoso, ligue Salmo 31.
Quando você estiver preocupado, ligue Mateus 6. 19 a 34.
Quando você estiver em perigo, ligue Salmos 91.
Quando Deus parecer distante, ligue Salmos 63.
Quando sua fé precisar ser ativada, ligue Hebreus 11.
Quando você estiver solitário, e com medo, ligue Salmos 23.
Quando você for áspero e crítico, ligue 1º Coríntios 13.
Para saber o segredo da felicidade, ligue Colossenses 3. 12 a 17.
Quando você sentir-se triste e sozinho, ligue Romanos 8. 31 a 39.
Quando você quiser paz e descanso, ligue Mateus 11. 25 a 30.
Quando o mundo parecer maior que Deus, ligue Salmos 90.


Recebi essa relação de telefones de emergência e achei por bem compartilhar com pessoas especiais, como você, que está lendo agora.


QUE DEUS O ABENÇOE!


Nicolas Figueiredo

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Qual a diferença entre Jejum e propósito?

O jejum é uma pratica de não se alimentar por certo tempo ( 1 Rs 21.9 ). Como pratica religiosa, e voluntário, exige pureza de vida ( Is 58.3-7 ) e exclui a exibição ( Mt 6.16-18 ). Existem duas passagens no Novo Testamento que diz que a liderança da igreja seguindo o costume judaico orou e jejuou ( At 13.2-3; 14.23 ). O jejum e um ato de adoração a Deus.

O propósito : Podemos definir o propósito como a obra de Deus ou seja Deus tem um propósito para todas as vidas humanas da terra e qual e este propósito o da salvação, ou podemos definir como sendo um propósito feito por nos diante de Deus, exemplo qual será o nosso propósito de estarmos diante de Deus.O propósito são as intenções declaradas que se manifesta a Deus e tem o valor do voto.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

"FOFOCAS NA IGREJA"

LEVÍTICO 19:16-19

Penso que o motivo real porque Deus nos deixa transmitir algo sobre a "fofoca", é que esse problema de maneira nenhuma nos é estranha. Nós não somente ouvimos fofocas, também as espalhamos e nós mesmos fomos vítimas delas. E acreditem: Todas as três coisas doem ao Senhor da mesma maneira!

Quando conto adiante algo que eu deveria Ter ficado para mim, normalmente o justifico com as palavras: "Precisamos de qualquer maneira orar por fulano ou sicrano, ele tem o seguinte grave problema..." Mas então normalmente não oramos, mas falamos bastante sobre o assunto. Naturalmente sempre foi altamente interessante ficar sabendo das últimas histórias sobre uma pessoa ou uma obra.

I). O QUE É FOFOCA?

Por ocasião da nossa conversão a Jesus, deixamos os "grandes pecados" como por exemplo, mentir, roubar, beber, enganar, uso de drogas, etc. Começamos a passar nosso tempo com nossos novos amigos, falando a respeito de nosso Senhor, sobre nossa vida e sobre o que acontecem à nossa volta. Complemente inofensivo... pensamos. Mas, observemos a coisa um pouco mais de perto! Quantas vezes essas conversas estão cheias de julgamentos, de boatos, de "ouvi dizer"... escondidos cuidadosamente atrás de um sorriso cristão!

Já sabias que a bíblia fala muito sobre fofoca? E não se trata de um "pequeno pecado", como muitos de nós pensamos. Na bíblia está escrito: "...a boca perversa, aborreço" (Prov. 8:13). Deus nos ordena: "Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo." (Lev. 19:16). Ele também diz: "...aprendam também a viver ociosas, andando de casa em casa; e não somente ociosas, mas ainda tagarelas e intrigantes, falando o que não devem." (I Tim. 5:13). E no Salmo 101:5, Deus diz: "Ao que as ocultas calunias o próximo, a esse destruirei." Deus é de opinião que pessoas tagarelas não o reconhecem, estando entregues aos seus pensamentos corrompidos. Ele equipara pessoas difamadoras com aqueles que não merecem confiança, como assassinos e aborrecedores de Deus. Ele continua, dizendo que aqueles que fazem tais coisas, sabem que merecem a morte. Mas isso não os impede de continuar a faze-las e até a animar outras a pratica-las (Rom. 1:28-32).

Além disso as fofocas não precisam ser obrigatoriamente mentirosas. Muitos pensam: "O assunto é verdade, por isso posso contá-lo a todos." Mas isso não está certo! Dizer a verdade com falsos motivos pode Ter efeito ainda mais funestos do que falar inverdade. A seguinte definição de "fofoca" deixa isso claro: Falar algo de alguém é fofoca, quando o que é dito não contribui para a solução do problema da pessoa em questão.

II). ORIENTAÇÃO NA BÍBLIA

Quando somos ofendidos por alguém ou vemos que alguém vive em pecado, temos que ir aessa pessoa e a nenhuma outra! (Mat. 18:15e16). Se alguém vive em pecado, que valor teria, falar a respeito a outros? O que os outros irão fazer a respeito? Ao invés disso, é nossa tarefa reconduzir o irmão ou a irmã à comunhão com Deus. Poderias mostrar-lhe o ponto escuro em sua vida, que o Senhor gostaria tanto purificar. Se a pessoa não der ouvidos, deve-se dar outros passos. "Irmãos, se alguém for surpreendido em alguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-lo, com espirito de bradura; e guarda-te para que não sejais também tentado." (Gal. 6.:1)

III). ENVOLVER OUTROS

Transmitir a outros nossas mágoas e amarguras e ouvir quando eles falam das suas, é outra área em que devemos ser bem cuidadosos. Se alguém feriu teu amigo, e este te falar da sua dor, provavelmente ficará ofendido por simpatia por ele. Então também te sentes ofendido e talvez ficas bravo com a pessoa que fez tal coisa ao teu amigo. Mais tarde é possível que os dois se reconciliem, e tudo estará perdoado e esquecido. Mas um problema permanece: Tu continuas amargurado!

Uma briga causada por um pequeno incidente, pode ter conseqüências muito amplas e estender-se por muito tempo, dependendo de quantas pessoas tomam conhecimento dela. Vês, é complemente injustificável envolver outros em tuas mágoas. Não temos o direito de ir a outro, exceto a Deus e aquele que nos ofendeu.

IV). A DIFERENÇA ENTRE ACONSELHAMENTO E FOFOCA

Muitas vezes, fofocas e difamações são camufladas como "aconselhamento espiritual". Nada existe de condenável no aconselhamento espiritual, se realmente falar com conselheiro espiritual, um conselheiro espiritual é um crente maduro, que te exorta numa vida espiritual e à reconciliação, que aponta seu pecado na situação que está sendo analisada! Ele não exagera a importância da questão e não fica logo ofendido pessoalmente. A ele interessa principalmente a vontade de Deus, não a tua.

Na maior parte das vezes, nem procuramos seriamente uma solução quando falamos com alguém sobre um problema, mas somente um ouvinte compassivo, que também defende nosso ponto de vista. Parece-nos indiferente, quantas divisões provocamos, enquanto pudermos atrair pessoas para o "nosso lado". "Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contenda entre os irmãos." (Prov. 6:16-19)

V). "MAS ESTOU SOMENTE OUVINDO!"

Muitos de nós pensamos que somente ouvir não é tão grave quanto espalha-las. Mas isso não é verdade! Deus diz: "O malfazejo atenta para o lábio iníquo; o mentiroso inclina os ouvidos para a língua maligna." (Prov. 17:4).

Em I Samuel 24:9, Davi exorta a Saul: "Porque dás tu ouvidos às palavras dos homens que dizem: Davi procura fazer-te mal?" Sim, porque lhes damos ouvidos?! Porque estamos tão rapidamente dispostos a acreditar o pior? Na bíblia está escrito: "(o amor) tudo espera" (I Cor. 13:7). Porque não respondemos educada mas decididamente: "Desculpe, tenho a impressão que você está contando algo, que eu nem deveria ouvir. Você deveria conta-lo ao Senhor e aquele quem se refere, mas a mim não."

Algumas exortações desse tipo, mataria em germe a maior parte das histórias de mexericos. Ao menos, elas impedirão as pessoas de vir a ti com sua conversa fiada. Talvez, assim também as estimule uma vez a pensar sobre coisas mais importantes que os assuntos de outras pessoas. A bíblia nos adverte claramente sobre o envolvimento com fofocas: "O mexeriqueiro revela o segredo, portanto não te metas com quem muito abre seus lábios." (Prov. 20:19)

VI). UM SINAL DE MATURIDADE

"Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia do juízo." (Mat. 12:36). Em cada palavra que dizemos, tomamos uma decisão. Ou nos decidimos a glorificar a Deus ou a entristecê-lo, rebelando-nos contra sua palavra; "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim, unicamente a que for boa para edificação." (Ef. 4:29).

Freqüentemente não levamos a sério a ordem de Deus para controlar nossa língua. Trata-se, entretanto, de uma das características de um crente maduro. Tiago diz: "Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a sua língua, antes enganando o próprio coração, a sua religião é vã." ( Tiago 1:26). Sabemos que o coração é enganoso mais do que todas as coisas (Jer. 17:9), e assim seria fácil justificar desse modo nosso comportamento errado.

VII). UM PENSAMENTO FINAL

Fofoca e difamação, são instrumentos de Satanás. Ele sabe: se consegui dividir-nos e fazer com que lutemos entre nós, estaremos muito ocupados para lutar entra ele. Temos que parar e pensar, antes de falar! Deveríamos decidir em nosso coração, nunca mais dar ouvidos a fofocas ou espalha-las! Isso é possível pela graça de Deus e através da nossa decisão de fazer a escolha certa! Talvez tenhas que pedir desculpas a alguma pessoa. Talvez será preciso revelar amarguras e curá-las. Vai primeiro a Deus e deixa Ele ordenar teu coração! Ele também te dará forças para fazer o restante: (Apoc. 19:7)

Abraços
Nicolas Gregório Figueiredo

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

LINDA CANÇÃO DA BRUNA KARLA

Ouça e Reflita!

AMIGOS... FOTO DIGNA DE POSTAGEM!

"O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão." Pv 17:17

rsrsr FALA DEUS! - ACHO QUE PRECISAMOS REVER ISTO TODOS OS DIAS!

Os cristãos sempre valorizaram a leitura bíblica, entendendo a importância de valorizar o que Deus nos deixou. Contudo, sejamos sinceros, há uma parcela significativa da Igreja que há muito abandonou esta prática, substituindo-a por outras, como assistir DVD's de pregação, ouvir música gospel e até mesmo outras atividades seculares.

Se Deus deixou-nos uma revelação, é porque Ele deseja que ela seja consultada. Eu entendo que todas as vezes que nos reservamos para ler o texto bíblico, estamos dizendo assim para o Senhor: "eu valorizo suas promessas e aquilo que o Senhor nos revelou". Quando lemos a Bíblia, estamos abrindo nosso coração para entendermos o mundo pela ótica de Deus. Quem lê a Palavra diariamente, diariamente será surpreendido pelo Criador! 

O seu comprometimento com Deus pode ser medido pelo seu comprometimento com a Bíblia.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Está vivendo um dia ruim, difícil? Leia!!!

Ec. 12.1 " Lembra-te do teu Criador nos dias de tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento."




"Hoje era um dia em que eu não deveria ter saído da cama!"; "Caramba! (Isso se não diz coisa pior). Que dia é esse?!"

Quantas vezes não pensamos dessa forma? OU quantas vezes não já pensamos assim? Maus dias...MAUS...mais de um dia mau... São dias em que as coisas acontecem para "tirar você do sério". Para retirar sua paz e o seu sossego. Mas o que fazer nesses dias? Vamos então receber o conselho que Deus nos oferece segundo Eclesiastes 12.1: "LEMBRA-TE do teu Criador nos dias de tua mocidade, ANTES que venham os MAUS DIAS..." Lembrar-se então de Deus ANTES dos dias ruins...Isso soluciona? Será que é possível nos lembrar-mos das palavras que Deus nos ministra em sua Bíblia afim de evitarmos a falta de paz em um dia mau? SIM! É possível!

O escritor de Eclesiastes nos dá uma característica de um mau dia: Ele tira o contentamento e alegria de nossos semblantes. Você quem lê isso nesse momento pode ter passado por um problema bem grande há muito tempo com alguém ou consigo mesmo que hoje em dia você ri da situação. Veja bem: o mau dia causa um sofrimento incontrolável se permitirmos que isso aconteça. Além disso causa a falta de fé. Proporcionando uma descrença em relação ao que antes defendia com todas as forças...


Deus diz sim que é possível você passar por dificuldades e sobreviver de modo que além de ganhar experiência ganha também a ciência de que um mau dia não foi um tão mau dia assim. Isso porque você, eu e todos nós podemos levar uma lição ou tirar algum proveito desses dias ou até mesmo das situações que definem esses dias. E além disso vale lembrar que Deus nos conforta e se faz presente na hora crítica! Basta LEMBRAR-MOS disso. Se Deus me fala que eu vou ser bênção aonde eu for. Se Ele me fala que eu serei sal para a terra e luz para o mundo então porque eu deveria me abater? Não digo que seremos super-homens ou super-mulheres. Tenho certeza que se ganharmos um beslico iremos sentir dor. Iremos sim chorar por uma perda, iremos nos irar com situações por aí. Mas o que Deus te ministra nesses dias é um lembre-te. Que ele estará contigo todos os dias. Quer sejam eles bons, quer sejam eles maus. Ele deseja que os maus dias para você sejam dias em que você olhe mais para ELE e dependa inteiramente dEle. O mundo é mau. Mas Deus é bom!

Os maus dias podem acontecer de algumas formas: Vindo naturalmente, alguém causando ele em você ou você o causando para si ou para outros. Evite ao máximo causar dias maus em seus semelhantes. Isso poderá lhe acarretar em consequências piores! Evite se estressar, deixe de lado tudo que provoca sua ira. Seja forte nas piores situações. Vença suas barreiras!

Lembrando também que na teoria isso é muito fácil. Sei MUITO bem que isso na prática é difícil. Difícil? não! é mais do que difícil! Já passou de difícil! Clame a Deus por seu socorro. Se achar por bem desabafar, faça isso. mas cuidado com quem você se expressa. Isso pode piorar sua situação.

Deixei em destaque no versículo lembrar-se de Deus ANTES. Mas muita das vezes isso não é possível. A pessoa só consegue lembrar depois que veio o mau dia. Mas isso não importa! Deus quer te ajudar mesmo quando o(s) mau(s) dia(s) puder(em) se tornar o(s) PIOR(es) DIA(s). Lembra-te da Palavras que Ele deixou para você. Para que te bem. Siga seus conselhos. Siga o Próprio Conselheiro.

" Quanto mais difícil uma luta, maior o sabor da sua vitória!"

Deus abençoe.

Nicolas Figueiredo

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

CONFIE NO SENHOR

Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.

Salmos 125:1

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Avivamento Pessoal e Crescimento Espiritual


Pessoal este foi o estudo da última reunião de 12 realizada no dia 20-01-2012.

Texto: 1 Pedro 2.1-10;
Texto Complementar: 2 Pedro 3.18

Introdução: Precisamos estabelecer alvos de crescimento espiritual para as nossas vidas. Precisamos almejar sermos crentes melhores, mais comprometidos com Deus, com a igreja e cheios do Espírito Santo (Fl 3.12-14).

Áreas nas quais precisamos crescer:

1. Intimidade com Deus:
Aprendendo a desfrutar da onipresença de Deus e também da sua presença manifesta. Deus deseja relacionar-se conosco mais profundamente no nosso dia a dia, e tocar-nos
Com seu poder e com seu Espírito (Ef 5.18, 19).

2. Conhecimento da palavra:
Meditar diariamente na palavra de Deus de uma forma profunda, buscando compreender aquilo que estamos lendo, deixando o Senhor falar ao nosso coração através do seu Espírito, até que nos sintamos alimentados (Sl 119.11; Sl 1.2).

3. Nos relacionamentos:
a. Pedir perdão (Sl 32.5).
b. Perdoar (Mt 18.33-35).
c. Não reter no coração: mágoas, ódio e rancores (1 Jo 4. 20).
d. Não dar lugar ao ressentimento e amarguras (Hb 12.14, 15).
e. Amar a todos indistintamente (1 Pd 1.22; 2.17).

4. Nas contribuições:
Na fidelidade ao Senhor com os nossos dízimos e ofertas, contribuindo com pontualidade, aumentando proporcionalmente nossas contribuições de acordo com nossa prosperidade (1 Co 16. 2; 2 Co 9.6-8).

5. Na evangelização:
Estar envolvido com a nossa responsabilidade pelo evangelismo pessoal, antes do evangelismo coletivo, sabendo que, somos responsáveis diante de Deus por todos aqueles que estão ao nosso redor sem Jesus (Mc 16.15; Rm 1.16).

6. Na oração e adoração:
Ter um bom tempo de qualidade diante de Deus, para oração e adoração, orando diariamente em favor da família, igreja, pastores e líderes, enfermos, pelo avanço da obra missionária e do evangelho, pela nossa cidade, estado e nação, pelas demais nações e missionários que ali se encontram (1 Cr 29.20; Sl 96.9; 2 Tm 2.1-3).

7. No ministério:
Crescermos cada vez mais no exercício dos nossos dons, procurando servir ao corpo de Cristo cada vez mais, com disposição, zelo e amor (Sl 100.2; Hb 12.28).

Conclusão: Estabeleça alvos, faça anotações, avalie a si mesmo, aprenda a ser autocrítico e busque as mudanças necessárias que você ainda não conquistou.

Algumas sugestões poderiam ser:
Ler toda a bíblia anualmente.
Estabelecer um período de oração e meditação diária de pelo menos 1 hora.
Fazer uma visita por semana.
Falar de Jesus para uma pessoa a cada dia e etc.